O que é CUB e como é calculado
Voltar para o blog

O que é CUB e como é calculado

O termo CUB é utilizado com certa frequência por quem atua na construção civil ou áreas relativas, como no ramo imobiliário. Sua utilização pode ajudar diversos profissionais a fazer uma boa estimativa do orçamento de uma obra.

A sigla CUB significa Custo Unitário Básico. Foi um termo criado há mais de 40 anos por meio da Lei Federal 4.591/ e desde então passou a ser um indicador de referência no meio do segmento da construção civil.

Como o nome indica, o CUB fornece uma estimativa do custo básico dentro de um metro quadrado de um tipo de obra específico. Junto a outros fatores, o CUB tem a função de fornecer uma estimativa do custo total de uma obra.


Como é calculado?

Este indicador é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país e divulgado em um relatório.

São dois fatores utilizados para fazer  o cálculo: Projetos-padrão e padrão de acabamento.

O padrão de acabamento define justamente o refinamento da obra. Divide-se esse fator em 3 níveis: baixo, médio e alto padrão.

Os projetos-padrão representam o tipo de construção que está se pensando em construir ou analisar. Os modelos são também definidos pela norma da ABNT citada anteriormente, e dividem-se em dois grupos: residenciais e comercias.

Outros posts

  1. Vantagens de morar em condomínio fechado

    Vantagens de morar em condomínio fechado

    Imagine curtir uma piscina, enquanto seu filho mais novo brinca no parquinho ao lado, o filho mais velho reúne os amigos num espaço gourmet, e seu/sua esposo(a) aproveita uma academia. E tudo isso sem...

  2. Taxa de Proteção Ambiental para entrar em Bombinhas

    Taxa de Proteção Ambiental para entrar em Bombinhas

    Durante o verão, a prefeitura de Bombinhas cobra uma Taxa de Proteção Ambiental (TPA) para a entrada na cidade. Essa taxa é cobrada pelo fato do Município não possuir meios suficientes para prover soz...

  3. Tasa de protección ambiental para entrar en Bombinhas

    Tasa de protección ambiental para entrar en Bombinhas

    Durante el verano, el ayuntamiento de Bombinhas cobra una Tasa de Protección Ambiental (TPA) para la entrada en la ciudad. Esta tasa es cobrada por el hecho de que el Municipio no posee medios suficie...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.

Central de Investimentos - Bombas - Bombinhas-SC

(47) 3363-4300 (47) 99244-8979

Central de Investimentos - Bombas - Bombinhas-SC

(47) 3363-4300 (47) 99244-8979